quinta-feira, 21 de agosto de 2008

peixe : avião


Não, não é uma nova espécie de peixe que foi descoberta, nem pouco mais ou menos algo que se pareça. É sim uma banda nacional muito recente que tem uma sonoridade muito boa onda, deixando logo a sua melodia no ouvido e as palavras que compõem as suas letras na mente. Definitivamente as suas musicas transmitem uma energia inexplicável.
Para ficarem a conhecer um pouco melhor esta nova preciosidade no mundo da música nacional aqui deixo vos um pequeno texto que diz tudo e mais alguma coisa...

" Aqueles com memória mais curta serão tentados a ouvir em peixe : avião ecos de Radiohead e eles estão lá, efectivamente, mas enquanto herança de uma linhagem muito mais antiga, com genealogia nos pergaminhos de Canterbury e no rock progressivo dos primeiros Pink Floyd de Syd Barrett e dos Van Der Graaf Generator de Peter Hammill, passando pelo krautrock dos Faust ou dos Neu!. Mas se a estirpe é identificável, o que faz a singularidade de peixe : avião é a portugalidade que irradia, como se de repente tudo o que nos habituamos a associar à alma portuguesa, a melancolia dos seus poetas, o singelo das pequenas coisas, se cristalizasse em sons e palavras. Esqueçam o fado como Amália o popularizou e é macaqueado de Portugal ao Japão: o novo fado do século XXI é peixe : avião![...] é um milagre a música em si, o modo como a tristeza, o tédio, o abatimento, a espera, o cândido são adornados com a banda sonora perfeita e absoluta e cantados pela notável e estranha poesia de Ronaldo Fonseca, numa união imaculada e magnífica. Como se peixe : avião sempre tivesse existido algures no limbo da nossa inconsciência, na maresia das tardes de Verão, na aragem trazida pelas primeiras chuvas, e esperasse a junção dos vocábulos para tomar forma. Nesse sentido, nunca um nome espelhou tão perfeitamente o objecto que designa. Porque nunca a dissemelhança foi tão harmoniosamente enlaçada na criação do novo como acontece com peixe : avião."
por Adolfo Luxúria Canibal

Ficaram curiosos?
Aqui fica então o clip de vídeo para o single de avanço "A espera é um arame". Aproveitem e deliciem-se :p

domingo, 17 de agosto de 2008

Depois De Um Tempo...


"Depois de um tempo você aprende
a subtil diferença entre
segurar uma mão e acorrentar uma alma
e você aprende
que amar não significa apoiar-se
e companhia não quer sempre dizer segurança
e você começa a aprender
que beijos não são contratos
e presentes não são promessas
e você começa a aceitar suas derrotas
com sua cabeça erguida e seus olhos adiante
com a graça de mulher, não a tristeza de uma criança
e você aprende
a construir todas as estradas hoje
porque o terreno de amanhã é
demasiado incerto para planos
e futuros têm o hábito de cair
no meio do vôo
Depois de um tempo você aprende
que até mesmo a luz do sol queima
se você a tiver demais
então você planta seu próprio jardim
e enfeita sua própria alma
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores
E você aprende que você realmente pode resistir
você realmente é forte
você realmente tem valor
e você aprende
e você aprende
com cada adeus, você aprende."

Veronica Shoffstall

Descobri este poema ao acaso quando andava a explorar obras e textos de alguns autores e deparei me com este poema mas numa versão mais extensa e sob a autoria de William Shakespeare, mas pelo pouco que conheço dele, achei que este poema não fazia muito seu género e então tentei averiguar ao certo a que obra pertencia, mas tudo que encontrava fazia referencia a William Shakespeare e cada vez surgia uma versão diferente para este mesmo poema. Lembrei me então de perguntar a quem é mais entendido do que eu nesta matéria (já que ele próprio escreve lindamente) e ainda bem que assim o fiz, pois vim a saber que na verdade este poema é da autoria de Veronica Shofftall e foi escrito em 1971, quando ela tinha 19 anos.
Resta me agradecer então a ti Bruno :) por teres me ajudado a descobrir o autor deste poema lindo e cheio de verdade que merece ser divulgado com todo o mérito mas sob o nome do seu verdadeiro criador.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Love Actually...

Recomendaram me a fazer este teste e como eu até achei a ideia interessante assim o fiz e eis o resultado :)



"Você é criativo até na maneira de proclamar o seu amor e está sempre a pensar em novas maneiras de surpreender. É também alguém que consegue apreciar o amor por si só e não necessariamente por ser correspondido."

Coincidência ou não, este é um dos meus filmes favoritos e a cena do filme a que eu aparentemente correspondo é sem duvida a minha cena preferida do filme.

Aqui deixo o link para quem tiver curiosidade em saber a que cena de filme romântico corresponde ou até que jogador de futebol dos anos 80, com bigode seria ou então se fosse uma frase de engate, qual seria? ;)

http://radiocomercial.clix.pt/animar/testes/

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Nada Surf


Bem, mais uma vez venho aqui divulgar uma banda que descobri quando andava a explorar versões alternativas da música clássica e eterna "Where Is My Mind?" dos Pixies e também interpretada pelos Placebo noutra versão que na minha opinião não varia muito da original dos Pixies, mas eu não sou nenhuma especialista em critica musical para poder falar mais sobre isto. A minha sensibilidade musical apenas me permitiu ouvir esta versão da música interpretada pelos Nada Surf e saber que me agrada e me despertar curiosidade em descobrir e ouvir outras músicas desta banda e assim destaco 'Are you lightning?','Inside Of Love','If You Leave' e 'Your Legs Grow' que recomendo a ouvirem também ;) estas músicas são bastante calmas e tranquilas, são daquele género que se adequam como banda sonora perfeita para aqueles momentos melancólicos e mais dramáticos em séries de televisão ou filmes, mas eles também interpretam outras músicas mais 'pesadas'.
Esta versão da música "Where Is My Mind?" é mais 'suave' e transmite paz e tranquilidade ao contrário das outras versões da música que são mais enérgicas .
Deixo então aqui para ouvirem a tal versão 'alternativa' da brilhante música "Where Is My Mind?".
Espero que gostem ;)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

You, always you...



Porque já não tenho palavras
Porque já não sei no que acreditar
Porque já não sei o que é verdade
Porque já não sei o que é ilusão
Porque me doi a alma desta incerteza...

APÚLIA - Summer & Friends


Bem, nem sei por onde começar. Estes últimos dias forma repletos de aventuras, brincadeiras, peripécias e cumplicidades. Dias muito bem passados na praia com amigos e alguns meros conhecidos que com o passar do tempo se revelaram grandes companheiros de sessões de cinema a altas horas da madrugada e almoços improvisados porque certas pessoas faltaram à promessa de uma massa à bolonhesa. Muitas brincadeiras na praia, onde se revelavam jogadores de volei e até de râguebi, contorcionista, fotógrafos e alguns paparazzi sempre com a maquina na mão para capturar todos os momentos preciosos passados juntos e em plena harmonia. Até se invadiu o posto de vigia dos nadadores salvadores que só andavam a passear de apito na mão :p As noites eram passadas nos bares das redondezas ou então em discotecas e bares onde se servia sangria a valer 10€ e gelo a 5€, em contrapartida a esta sangria tão valiosa também descobriu-se um café onde o vinho do porto era só a setenta cêntimos, este facto tinha as suas vantagens e as suas desvantagens ;)
Tantas coisas que aconteceram nestes últimos dias que é impossível seleccionar os mais significantes porque todos os acontecimentos foram de igual importância.
Consegui resumir em poucas palavras tantos dias fantásticas passados com pessoas fantásticas que proporcionaram me um dos melhores Verões até agora :D
E já está prometido, para o ano há mais :D

Devo acrescentar que dias antes também passei por Amarante onde passei também dias muito agradáveis e também em muita boa companhia :)

domingo, 3 de agosto de 2008