terça-feira, 30 de novembro de 2010

poeta da natureza

se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
não há nada mais simples
tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
entre uma e outra todos os dias são meus.
sou fácil de definir.
vi como um danado.
amei as coisas sem sentimento nenhum.
nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
fechei os olhos e dormi.
além disso, fui o único Poeta da Natureza.

Alberto Caeiro/
Fernando Pessoa
1888-1935

always

junip - always

gosto muito desta música e do vídeo também. é engraçado. e para mais, o josé gonzalez até sorri, duas vezes! ah! a participação especial do tio-avô do chuck norris também é importante. 
e hoje o tal utente deu-me uma "dica" para manter os sapatos sempre limpos. a melhor forma para conseguir isto, segundo ele, é calçar uma luva de algodão e passar a mão pelo sapato. atenção que ele exemplificou isto, passo por passo, guardando de seguida a luva no bolso do casaco. eu de certeza que devo ter feito uma cara esquisita porque ele acrescentou logo de imediato: - "não se preocupe que antes de guardar a luva, virei-a do avesso".

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

estamos numa barraca com um submarino à porta

hoje, num seminário sobre a pobreza, usou-se esta expressão para descrever o estado do nosso país.
simples e eficaz.
se ao menos os grandes se deixassem de preocupar com aquilo que querem pavonear ridiculamente perante os outros, e se preocupassem mais com aquilo que realmente faz falta, tudo poderia ser tão melhor.
um pouco de dignidade por favor. 
tenho dito. 

vejam a entrevista de onde foi retirada essa expressão aqui.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

logo hoje que bebi uma coca-cola e um café* e tou cheia de pica para trabalhar, a net decide falhar. para já o sinal aparece e desaparece assim do nada e depois as páginas demoram uns 10 segs a abrir e isso para mim já é uma eternidade e um motivo para ficar desmotivada. assim não há condições, nem vale a pena insistir. vou ter que fazer outra coisa mais produtiva, tipo ver mais alguns episódios de dexter. que chatice :)

* quantidade considerável de cafeína para o meu organismo. quem me conhece sabe que até uma meia de leite já me deixa alterada.

domingo, 21 de novembro de 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

sábado quase perfeito

chã
tostas integrais com queijo fresco, tomate e oregãos
mazzy star
preguiça, muita
computador
manta sob os joelhos
dexter
vela aromática de baunilha e orquídea
chuva lá fora
quentinho cá dentro
rascunhos indecifráveis sobre uma comunidade terapêutica
trabalho sobre as actividades lá desenvolvidas por fazer

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

we're fools whether we dance or not, so we might as well dance*

dance with me - nouvelle vague

*proverbio japonês

terça-feira, 16 de novembro de 2010

o meu utente preferido, aquele do acidente de comboio e dos olhos de camaleão, também já foi companheiro de equipa do joão vieira pinto no futebol. diz ele que sempre foi um excelente guarda-redes e já foi campeão pela equipa dele várias vezes. até o chegaram a recrutar para fazer parte de uma das equipas grandes. explicou ele que só não é um grande jogador por culpa da mãe. é que no dia em que o foram chamar a mãe tinha-o mandado arrumar o quarto e como ele já estava um bocado atrasado varreu o lixo para de baixo de um tapete. pelos vistos a mãe foi verificar, descobriu o belo serviço e como castigo escondeu-lhe o equipamento. e assim se perdeu quiçá um grande guarda-redes, mas em contra partida aposto que a mãe ganhou um filho muito mais asseadinho.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

estou irritada

se há coisa que me irrita profundamente são pessoas ignorantes, que falam por ronha de coisas da qual não fazem a mínima ideia. mandam bocas para o ar e mostram-se indignadas com o estado do país e da atribuição do RSI e dos subsídios. acham e dizem tudo muito injusto mas nem sabem sustentar nem argumentar a sua revolta. são pessoas que ouvem coisas na rua, em casa, nas noticias e àquele fulano que anda sempre de fato e trabalha no banco. se ele diz que sim, que está mal então é porque está, ele deve ter razão. então bota lá mostrar indignação e mandar uns bitaites para mostrar que são pessoas informadas e que têm uma opinião formada acerca de um assunto importante. isto irrita-me mesmo muito. para já porque não sabem pensar por si mesmas e depois porque são exactamente estas pessoas que se dão ao luxo de recusar um emprego porque é num lar de terceira idade e não se querem sujeitar a mudar fraldas e a fazer turnos nocturnos. são estas pessoas que estão sempre a queixar-se da falta de dinheiro mas só compram roupas de marca e torcem logo o nariz quando se fala em mini-preço. são estas as pessoas que se acham as maiores para poderem dizer o que é justo para elas. e acham-se no pleno direito de ter estas atitudes caprichosas. impõem que é injusto dar o mínimo a alguém que não tem nada e que precisa das ajudas sociais para poder sobreviver com alguma dignidade. querem um país limpo sem assaltos, livre de desgraçados e de pessoas sem-abrigo mas não entendem que para isso é preciso ser solidário e não generalizar que todos os beneficiários de apoios sociais são malandros. sim, há muitos malandros que não querem trabalhar, mas pela minha pouca experiência nesta área, posso garantir que são os que conseguem viver (e não sobreviver) que se dão ao luxo de ser malandros, mas os que realmente não têm nada de nada e que precisam daquela ajuda para sobreviver dariam tudo por um emprego. é preciso estar por dentro destas coisas e saber ver com olhos de ver para poder dizer qualquer coisa que seja em relação a isto tudo, é que há muito que se lhe diga quando o assunto é a dignidade humana. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

eu juro que ontem vi uma mulher toda encasacada de gabardine, cachecol e...de sandálias de verão e sem meias!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

meu mal é ver que eu vou bem



estou com um bocadinho de peso na consciência. sinto que estou a tirar proveito de algo que não mereço. pior é que tenho a plena noção que isto pode correr mal e que vai haver estragos. mesmo assim insisto em  avançar, talvez porque sei que de uma forma ou outra consigo contornar as consequências. sim, sei que estou a ser egoísta mas o meu mal é ver que eu vou bem.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

get busy living!

get busy living - goldfish

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

quinze dias depois e com uma hora e doze minutos de atraso no prazo de entrega, finalmente enviei o plano de estágio. e parece-me até que não está nada mau para um trabalho feito de interrupções, de muitas dúvidas, de nervos, de improvisos e imprevistos de última hora. só consigo trabalhar bem sobre pressão, tenho dito.