domingo, 26 de julho de 2009

À minha "Vó"

O meu post anterior é uma homenagem aos avós, mas também não podia deixar de homenagear a minha "Vó" que para além de contar histórias sem saltar partes, de ser capaz de tirar os dentes e de saber sempre quando queremos mais bolo ou uma fatia maior tem muitas outras qualidades que também são memórias acolhedoras e nostálgicas dos meus tempos de infância.

Lembro-me de me dar caramelos e sugus às escondidas dos meus pais e de fazer ovos estrelados com batatas fritas cada vez que ia lá a casa pois sabia que eram proibidos na minha. Enchia-me os bolsos de 'chiclas' Gorila que eu mastigava até me doerem os maxilares. Contava-me lendas de Santos e Santas com entusiasmo acompanhadas sempre de pequenas orações e insistia em vão para que eu aprendesse a fazer croché. Lembro-me de como me obrigava a lanchar e dava-me sempre grandes fatias de pão caseiro barrados com doce também caseiro e ainda me fazia comer um iogurte mesmo estando já a abarrotar. Puxava-me as blusas para baixo até estas ficarem largas e deformadas porque naquela altura usavam-se por cima do umbigo e não gostava que andasse de boné. Lembro-me de como ficava contente e nos abraçava com muita força cada vez que a iamos visitar e como a barriga dela, um pouco como a do pai natal, se movia para cima e para baixo quando se ria das nossas trapalhadas.

Hoje que já sou mais crescida alerta-me para os males do mundo, dos vicios e dos maus caminhos, pergunta-me pelos namorados mas depois acrescenta muito rapidamente que tenho muito tempo para isso. Ainda me conta histórias mas já desistiu de me tentar ensinar croché e tenho a certeza que se podesse ainda me obrigava a comer como fazia antes. Agora em vez de esticar as roupas, certamente as faria encolher porque na opinião dela não são nada femininas. Ainda sorri o mesmo sorriso orgulhoso quando reune os netos e a barriga continua a mover-se para cima e para baixo cada vez que há motivos para gargalhadas, e felizmente posso dizer que há sempre e muitos!

Há muito mais que podia dizer, mas prefiro deixar aqui as mil palavras numa imagem!

1 comentário:

deita cá para fora