sábado, 12 de fevereiro de 2011

e pronto,

cheguei hoje ao fim do meu estágio curricular. o balanço é positivo, sem dúvida. termino esta etapa confiante da minha opção e cheia de motivação para começar a aplicar o que aprendi e acho que essa é a melhor recompensa de todas. claro que ainda tenho imenso para aprender e tenho a perfeita consciência que isto foi apenas a ponta do icebergue. lidar com um fenómeno social tão complexo e em constante mutuçao tem muito que se lhe diga, oh se tem. à parte disto, é inevitável que uma experiência destas não afecte a nossa maneira de ser. afinal, estamos a lidar com pessoas e com histórias de vida que nem se quer conseguimos imaginar de tão dramáticas que são. em quatro meses presenciei testemunhos de pessoas com problemas de verdade - mães que se se sentem humilhadas porque se antes pediam para sustentar o vicio, agora têm que pedir para poder alimentar os filhos, senhores que põem super cola-na boca para segurar os dentes da placa porque não têm outra solução e reparei, sempre que um utente tirava a carteira para mostrar algum documento, que esta apenas continha papelinhos, documentos e bilhetes; nunca vi sinal de moedas, muito menos de uma nota. a expressão "é triste ser pobre" nunca fez tanto sentido. foram quatro meses intenso e se por vezes tive que conter as lágrimas, também houve momentos em que tive que abafar gargalhadas de situações mais caricatas. entrei céptica em relação àquelas pessoas por causa de coisas que me diziam e afinal não passaram de simples preconceitos. sim, houve malandros e gente desadequada, mas a maioria era simples e humilde com necessidade de afecto. aos poucos consegui conquistar a confiança destas pessoas, ao ponto de me contarem coisas pessoais que nem se quer constam nos processos. cumprimentavam-me na rua e perguntavam por mim quando não estava e no final de contas afeiçoei-me sem querer e apercebo-me disso porque fico triste quando penso no que o futuro lhes reserva. felizmente, também conheci excelentes profissionais com grande sentido humanitário e sensibilidade que fazem tudo o que lhes está ao alcance e mais para ajudar estas pessoas e é isto que me tranquiliza um bocadinho, porque sei, que apesar de às vezes não terem os recursos para ajuda-los economicamente, têm a disponibilidade e o dom de escutar e dar um pouco de conforto através das palavras, e às vezes isso faz toda a diferença.

3 comentários:

  1. Só temos noção da realidade quando estamos em contacto com ela, diariamente fomo-nos familiarizando com algumas expressões, sentimentos, vidas ... vidas muito complicadas, por sinal. Também partilhei momentos como tu, e senti-me uma sortuda, afinal não tenho problemas nenhuns. Senti também que somos impotentes e que não podemos resolver todas as situações, que infelizmente a maioria é a luta por um prato de comida. Mas por vezes uma palavra faz toda a diferença no mundo dessa pessoa. Posso sorrir porque sei, que há pessoas que trabalham diariamnete para diminuição da pobreza, que lutam pela justiça e igualdade de oportunidade.INFELIZMENTE NAO PODEMOS MUDAR O MUNDO... MAS PODEMOS CONTRIBUIR PARA MUDAR O MUNDO DE ALGUÉM..


    :P parabéns pelo texto

    O estágio foi um período de aprendizagem, de maturação, de confronto com a realidade e de muito mais.

    Tenho a certeza que serás uma boa profissional, desejo-te tudo de bom,muito sucesso!

    ResponderEliminar
  2. fico muito lisonjeada pelo teu comentário no meu blog. Quanto ao teu, só te posso desejar muita sorte para o que se segue! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. gostei muito da imagem =D

    aqueles anéis são da H&M e eu já os tive na mão, sem exagero, umas 5 vezes. e nunca os trago, porque a maioria está sem corninhos no veado e sem orelhas no coelhinho. e comprar coisas que se estragam depois de as usar 2 vezes...not.

    and btw, gostei de ler este post. faz muito sentido.


    *

    ResponderEliminar

deita cá para fora