terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O melhor do Mundo...






Certo dia eu e mais uns colegas fomos visitar uma escola básica de Vila Real onde estão inseridas crianças com necessidades de educação especial, a fim de concretizar um projecto para uma unidade curricular do nosso curso, mas explicações e introduções à parte, o que realmente importa dizer é que foi uma experiência fantástica e muito compensadora acima de tudo.
Há muitas coisas que eu podia relatar sobre esta visita mas vou apenas mencionar a alegria, cumplicidade, ternura e sentido de amizade que é partilhado entre todos os meninos, funcionários e professores daquela escola. Foi incrível ver o carinho com que os ‘adultos’ se dirigiam às crianças e a maneira divertida e amorosa como eles retribuíam com brincadeiras, abraços, beijinhos e até com pequenas surpresas como um ramo flores improvisado que eu própria tive a honra de receber.
Eu tive o grande prazer de entrevistar os meninos e depois de algumas perguntas sobre a escola, amigos e brincadeiras preferidas cheguei à conclusão que ali tudo era divertido, e mais importante ainda, descobri que as diferenças existentes nos meninos com necessidade educativas especiais felizmente não são impeditivas de serem crianças com todas as regalias e direitos que merecem! Foi óptimo ver a enorme alegria ali presente, a bondade e ternura entre as crianças, as brincadeiras e conversas inocentes, as aventuras e traquinices e foi ainda melhor comprovar que as crianças são mesmo o melhor do mundo!

1 comentário:

  1. Grande trabalho o nosso... pode dar efectivamente muito trabalho mas acho que foi compensador!

    :) vamos ter boa nota, mas o mais importante é a experiencia que adquirimos.

    Boas ferias linda

    ResponderEliminar

deita cá para fora