quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que é Erasmus?

Já algum tempo que estou para aqui escrever sobre a minha experiência até agora de Erasmus, mas queria escrever algo realmente verdadeiro e que conseguisse exprimir tudo o que tenho vivido nestes últimos dias, mas com a falta de paciência e de tempo só me saía uma descrição banal que não me agradava pois não estava à altura do que tem sido Erasmus para mim. Aproveitei então este texto da minha companheira de Erasmus que hoje estava inspirada e conseguiu descrever e transmitir por palavras esta experiência (quase) indescritível.

"A duas semanas do seu inicio é provavelmente difícil de descrever, mas aqui uma semana parece um mês. É tudo tão novo e diferente, às vezes fácil, outras difícil, mas sem dúvida algo que marca e vai marcar.
O primeiro dia parece-me já tão distante, mas a sensação de chegar, de estar tão longe de casa é uma sensação difícil de descrever, a sensação de chegar e ficar, viver o quotidiano longe de tudo, do que é seguro provoca sentimentos tão contraditórios.
Eu queria apreender tudo no primeiro dia, o cheiro da cidade, a cor dos edifícios, conhecer tudo rápido e sentir que pertenço a este sitio. A Rita tinha me dito que passou os primeiros 15 dias a chorar, eu chorei no segundo. Queria estar em casa e acho que já quis muitas vezes, mas não tantas como quis ficar e fazer realmente desta a minha casa.
Cluj é amarelo e verde, é cheio de pessoas na rua, o entardecer é diferente de todos os sítios onde já estive, e acho que é disso que vou ter mais saudades quando for embora.
Os primeiros dias trazem dúvidas sobre o que és, o que queres, sobre todas as coisas que pareciam ser tão certas. Ainda não me habituei à cama, nem à comida, ainda acordo e não sei onde estou, mas não quero ir embora, quero ficar e aproveitar esta nova casa. Acho que nunca disse tantas vezes em tanto pouco tempo «estou louca» porque realmente aqui já senti que não sou eu mais vezes do que as que queria, mas talvez será aqui que vou descobrir quem realmente sou.
Podia falar das borracheiras, das festas, das loucuras, mas isso não se descreve, isso sente-se e fica para sempre.
Nós últimos quinze dias, voltarei a escrever para ver as diferenças, até lá, «taniec curva» :)"

Autoria: Tânia Ferreira, a melhor companheira que podia ter de Erasmus!

1 comentário:

  1. Só sabemos realmente o significado das coisas quando elas passam por nós, e acredito que a palavra Erasmus para vocês que estão aí agora, a viver esses dias, nunca mais vai ter o mesmo sentido... a Tânia costuma escrever? Pois se não costuma, devia! :) absorvam tudo o que puderem, sem medo! E depois tragam isso para casa... beijinho, miss U!

    ResponderEliminar

deita cá para fora